BLOG

Fique por dentro das nossas notícias

Com investimento de mais de R$100 milhões, Elea Digital inaugura a expansão do seu data center no Rio de Janeiro

Compartilhar em:

A Elea Digital inaugurou a expansão do seu data center RJO1, localizado no Rio de Janeiro, e situado no segundo maior hub de data center do Brasil – próximo à área olímpica. O evento contou com a presença de parceiros, clientes e fornecedores, que puderam conhecer o novo data hall através de uma visita imersiva, guiada por Rogério Bruck, Diretor de Operações da empresa.

De acordo com a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, que compareceu na inauguração, a expansão do site veio em momento muito importante para a cidade. “Estou aqui em nome da Prefeitura do Rio de Janeiro, e em nome do Prefeito Eduardo Paes para confirmar que um dos nossos principais objetivos, hoje, é transformar o Rio na capital da inovação e da tecnologia. Essa aproximação com empresas como a Elea é muito importante, pois estamos trabalhando juntos para que a tecnologia sirva como meio de diminuir a desigualdade social”, conclui a Secretária – que possui um programa de inclusão digital e capacitação de jovens através de cursos nas Naves do Conhecimento.

Na imagem, Tatiana Roque, Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Alessandro Lombardi, presidente da Elea Digital e Julia Dias Leite, membro do conselho de administração da Elea. 

O novo Data Hall traz uma capacidade energética adicional de até 2.5MW e possui 500m² de piso elevado, preparados para abrigar até 200 novos racks. Com a expansão, o site ganhou uma capacidade energética total de até 5 MW. Além disso, o RJO1 é carrier-neutro e conta com sete sites interconectados, com acesso a múltiplos operadores de clouds,  streaming e conexões para troca de tráfego pelo IX.br.

Segundo o presidente da companhia, Alessandro Lombardi, esse data center segue a tradição da empresa de incluir em suas operações ações sustentáveis, oferecendo uma eficiência energética de qualidade. “É muito importante sermos associados à infraestrutura digital, mas também é fundamental pensar na Elea como uma empresa que preza pela sustentabilidade. Este é um data center que sempre teve uma grande atenção com o meio ambiente, com o uso de energia limpa. Não será diferente agora”, afirma Alessandro.

Atualmente, a unidade é a sede da atividade de computação da maior rede mídia e conteúdo da América Latina. Prestando um serviço de alta qualidade e densidade, a Elea é responsável pela disseminação de dados e informações de mais de cem milhões de brasileiros, a partir somente do seu data center no Rio de Janeiro. Especializada em colocation, a empresa oferece diversas soluções que impulsionam a alta performance de forma segura e sustentável. Além do Rio de Janeiro está presente em: Brasília, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, totalizando sete unidades.

Sobre Elea Digital

Fundada pela Piemonte Holding em 2019, a Elea Digital é uma plataforma de infraestrutura de data center na América Latina com ampla distribuição geográfica diferenciada e foco em interconexão em todo o Brasil.

Saiba mais sobre: data center para empresas

Os sete data centers da Elea Digital estão no limite das regiões centrais da nuvem nas principais áreas metropolitanas brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre (dois data centers), Curitiba e Brasília (dois data centers).

As principais receitas da Elea Digital são derivadas de serviços de infraestrutura de colocation e cross connect fornecidos a uma ampla gama de clientes internacionais e brasileiros, concentrados principalmente nos setores de tecnologia da informação, telecomunicações, bancos e mídia. Em dezembro de 2021, a Elea Digital aumentou seu capital social para permitir que a Goldman Sachs Asset Management co-investisse no crescimento turbinado da plataforma e foi apoiada financeiramente pelo BTG desde seus estágios iniciais. Em dezembro de 2022, a Elea Digital emitiu o primeiro Sustainability Linked Bond na infraestrutura digital da América Latina, também apoiado pelo Bradesco como Líder e Banco do Brasil como Coordenador.

Confira também: Tipos de data center | Data center brasileiro

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba em primeira mão

novidades na nossa newsletter

Guy Willner

MEMBRO DO CONSELHO

Com mais de 20 anos de experiência em liderança de empresas globais data centers de alta tecnologia, participou da fundação de empresas como a  IXEurope e a IXcellerate. A influência de Guy no mercado de data centers continua a crescer, sendo umas das vozes mais influentes no setor a nível mundial.