BLOG

Fique por dentro das nossas notícias

Inteligência artificial vai criar novo capítulo na história do mercado financeiro

Compartilhar em:

Podcast Insights #166 IA: impactos e ganhos em escala no mercado financeiro

Conteúdo produzido por Brazil Journal – confira a matéria na íntegra aqui.

A inteligência artificial promete revolucionar as análises, pesquisas e decisões sobre quando e onde investir. Mas, para isso, ela vai demandar investimentos em infraestrutura.

Essa nova tecnologia já está mudando as nossas vidas: seja ao “prever” uma palavra que será digitada no smartphone, ao automatizar aparelhos domésticos ou até mesmo contribuir com o diagnóstico e o tratamento de doenças. No universo dos investimentos não é diferente e a inteligência artificial já dá os primeiros passos.

Ela já está nos processos de análises dos bancos e gestão de investimentos, na comunicação das instituições financeiras e até na operação dos sistemas financeiros. Ela também já é aplicada em modelos matemáticos em busca dos melhores rendimentos e é capaz de aperfeiçoar seus cálculos o tempo todo.

O que é inteligência artificial

Inteligência artificial é a tecnologia capaz de executar tarefas complexas, assim como os seres humanos. Envolve capacidades como a de aprender (aprendizado de máquina) e gerar conteúdo a partir de informações existentes, conhecida como generativa — onde o seu expoente mais famoso é o software ChatGPT, entre outros que já existem no mercado.

É por meio dessas capacidades da inteligência artificial que é possível calcular probabilidades, mas não certezas, de rendimento de um fundo de investimentos. Também com ela é possível programar operações complexas para permitir que os analistas e gestores de instituições financeiras se dediquem cada vez mais a utilizar toda a informação que a inteligência artificial produz para elaborar produtos mais adequados aos seus clientes.

Os impactos da inteligência artificial

Ainda é cedo para dizer se essa tecnologia poderá substituir as pessoas, mas o gestor de ‘fundo de fundos’ da Bradesco Asset, Marcus Sena, acha que ela terá um papel importante nas tomadas de decisão. “Se, em uma sala com três gestores, cada um tiver uma opinião, uma avaliação sobre um determinado produto de investimento, a inteligência artificial será a quarta opinião com dados e argumentos tão qualificados como os dos gestores. Será um excelente instrumento para nos ajudar a tomar decisões mais certeiras,” disse Sena no episódio 166 do Insights, o podcast do Bradesco, “IA: impactos e ganhos em escala no mercado financeiro.”

As mudanças na forma de se relacionar com o sistema financeiro serão tão profundas que o superintendente de pesquisa e inovação do Bradesco, Fernando Freitas, prevê uma revolução no dia a dia das pessoas. “Hoje lembramos que quase ninguém usa cheques. E nos perguntamos se daqui a dois ou três anos vamos lembrar que a gente entrava no ícone para saber o saldo da nossa conta bancária,” disse o executivo no podcast.

Já o superintendente de estratégia e inovação da Bradesco Asset, Fernando Galdi, compara o momento atual com uma outra revolução tecnológica que mudou a forma de ver o mundo: “É como a revolução que o iPhone fez para os celulares. A tecnologia já existia, mas ele trouxe um novo design e novas funcionalidades,” disse ele, no Insights.

Essa revolução, no entanto, vai exigir que se encontre respostas para novos desafios, entre eles o energético. Um comando para um programa de inteligência artificial generativa pode consumir até cem vezes mais energia do que uma pesquisa em um motor de busca tradicional. Quanto maior o consumo, maior a demanda por energia limpa e maior a demanda por computadores capazes de realizar cálculos e armazenar dados, os data centers.

“Para ler imagens, gráficos, o ChatGPT duplica, triplica exponencialmente a informação, gerando muito mais volume de dados. O nosso setor está crescendo 20% ao ano e essa nova tecnologia representa ainda mais crescimento e demanda,” disse o presidente da Elea Digital Data Centers, Alessandro Lombardi, no episódio 162 do Insights: “Inteligência artificial: revolução nos Data Centers.”

Benefícios da inteligência artificial

“A revolução que a inteligência artificial está provocando não é ‘apenas’ na forma de nos relacionarmos com a tecnologia e nem ‘apenas’ na forma como enxergamos a realidade. Ela está criando, como a Elea Digital nos mostra, novas demandas, desafios e, sobretudo, oportunidades de negócios,” resume Freitas, do Bradesco.

Confira em detalhes os principais benefícios da IA:

Automatização de tarefas repetitivas

A inteligência artificial é capaz de automatizar processos repetitivos e rotineiros, como classificação de e-mails, processamento de dados e atendimento ao cliente.

Tais possibilidades permitem que as empresas economizem tempo e recursos, aumentando a produtividade e liberando os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas e estratégicas.

Eficiência operacional

Ao analisar grandes volumes de dados em tempo real, a inteligência artificial pode identificar padrões e insights que ajudam as empresas a otimizar seus processos operacionais, o que abarca a previsão de demanda, planejamento de produção e gerenciamento de cadeia de suprimentos, levando a uma eficiência aprimorada em toda a organização.

Análise de dados avançada

Com algoritmos de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, a inteligência artificial é capaz de analisar grandes conjuntos de dados de forma rápida e precisa.

Assim, as empresas conseguem extrair visões, identificar tendências de mercado e tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Personalização

A inteligência artificial pode personalizar experiências e recomendações com base em dados sobre preferências e comportamentos individuais.

Isso é especialmente relevante em setores como comércio eletrônico, streaming de mídia e publicidade online, onde a personalização pode aumentar o engajamento do cliente e impulsionar as vendas.

Assistência médica

Na área da saúde, a inteligência artificial pode auxiliar os profissionais médicos no diagnóstico precoce de doenças, no desenvolvimento de planos de tratamento personalizados e no monitoramento contínuo de pacientes.

Como consequência, há uma melhoria na precisão dos diagnósticos, na eficácia dos tratamentos e na qualidade do atendimento ao paciente.

Segurança e prevenção de fraudes

A IA auxilia a identificar padrões suspeitos de atividade em sistemas de segurança e financeiros, ajudando a prevenir fraudes e ataques cibernéticos, o que inclui a detecção de anomalias em transações financeiras, identificação de padrões de comportamento suspeitos e proteção contra ameaças de segurança de dados.

Melhoria da experiência do cliente

Através da análise de dados e interações, a inteligência artificial pode melhorar a experiência do cliente, fornecendo suporte personalizado e respostas rápidas a perguntas e problemas.

Para tal, são utilizados assistentes virtuais, chatbots e sistemas de recomendação que ajudam a otimizar o atendimento ao cliente e aumentar a satisfação do cliente.

Principais tipos de inteligência artificial

Com relação à capacidade, ou seja, nível de inteligência da IA, há quatro principais tipos de inteligência artificial. São eles:

Máquinas reativas

Estas são as formas mais primitivas de inteligência artificial, operando apenas com lógica reativa e sem capacidade de reter ou utilizar memória para aprimorar suas respostas. Elas respondem a estímulos imediatos, mas não têm capacidade de aprendizado ou adaptação baseada em experiências passadas.

Com memória limitada

Este tipo de IA é capaz de aprender com base em dados históricos armazenados em sua memória limitada.

Ao contrário das máquinas reativas, elas podem fazer uso de informações passadas para melhorar suas respostas e tomar decisões mais informadas.

Teoria da Mente

Este é o próximo estágio na evolução dos sistemas de IA, onde a máquina seria capaz de compreender as emoções, intenções e estados mentais dos outros.

Assim, é possível ter uma interação mais sofisticada com os seres humanos, incluindo a capacidade de inferir o que os outros estão pensando e sentir em um dado momento.

Autoconsciência

A IA autoconsciente é uma concepção hipotética de inteligência artificial que teria a capacidade de compreender a si mesma e suas próprias emoções, necessidades, crenças e, potencialmente, desejos. Este é o nível mais avançado de inteligência artificial, onde a máquina teria uma consciência de si mesma como um ser autônomo e consciente.

A IA pode te substituir?

A inteligência artificial (IA) tem o potencial de substituir certas tarefas e funções desempenhadas por pessoas, mas é importante entender que isso geralmente não significa substituição completa ou direta de indivíduos.

A IA é mais eficaz em automatizar tarefas repetitivas, processamento de dados, análise de informações, e até mesmo em algumas atividades criativas. No entanto, há várias considerações a serem feitas.

Portanto, enquanto a IA tem o potencial de automatizar e melhorar várias tarefas e processos, é improvável que substitua completamente as pessoas em muitos campos. Em vez disso, é mais provável que a IA trabalhe lado a lado com os humanos, complementando suas habilidades e contribuindo para uma força de trabalho mais eficiente e eficaz.

Insights: seu podcast semanal com ideias que provocam um novo jeito de pensar, levanta debates e inspirações no mundo dos investimentos, abrangendo expansão de negócios no Brasil e no mundo. Uma curadoria especializada para os mais diferentes perfis de investidores e para quem busca entender a nova economia de todos os ângulos. Por meio de um bate-papo descontraído, o conteúdo é acessível a investidores e público em geral. Acesse na sua plataforma de streaming preferida.

Leia mais em

https://braziljournal.com/brands/inteligencia-artificial-vai-criar-novo-capitulo-na-historia-do-mercado-financeiro/

Confira também: O que são data centers | interconexão

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba em primeira mão

novidades na nossa newsletter

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Guy Willner

MEMBRO DO CONSELHO

Com mais de 20 anos de experiência em liderança de empresas globais data centers de alta tecnologia, participou da fundação de empresas como a  IXEurope e a IXcellerate. A influência de Guy no mercado de data centers continua a crescer, sendo umas das vozes mais influentes no setor a nível mundial.