BLOG

Fique por dentro das nossas notícias

Tudo sobre Data Center: respondendo às principais dúvidas

Compartilhar em:

Imagem de um corredor de um data center, em que nas duas extremidades existem racks.

Em um cenário onde a transformação digital acarretou uma enorme gama de dados criados a todo momento, foi preciso se adaptar. Surgiu, então, uma necessidade inerente de armazenar, proteger, organizar e dar suporte às mais diversas informações em um só lugar.

A resposta para essa urgência se chama Data Center, uma estrutura substancial no meio corporativo atual. De grande relevância para organizações brasileiras e do exterior, é o coração da rede empresarial, hospedando as principais aplicações do negócio.

Caso não saiba o que é e quais são os serviços de um Data Center, este artigo é para você. Siga acompanhando o conteúdo e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse importante recurso. Boa Leitura!

O que é um Data Center?

Também conhecido como “centro de processamento de dados”, o Data Center é uma instalação física centralizada. Ele hospeda máquinas de computação, equipamentos de hardware, rede e outros dispositivos de TI que armazenam aplicações e informações críticas.

O local comporta todos esses componentes para assegurar a continuidade dos negócios através da disponibilidade dos ativos e da proteção física e virtual deles. Dentre os aparelhos e sistemas alocados, estão:

  • Roteadores;
  • Switches;
  • Firewalls;
  • Servidores;
  • Storages;
  • Dentre outros.

Quer um resumo? Basicamente, o Data Center é um lugar onde os dados são armazenados e gerenciados. Ele pode ter diferentes formatos, funções e tamanhos, e até mesmo estar em nuvens públicas ou privadas (híbridos também existem).

Mas, nem sempre foi assim! No próximo tópico, vamos te contar como tudo começou e como ele se tornou o que é hoje.

Surgimento e evolução dos Data Centers

O data center para empresas não é uma novidade no mercado, muito pelo contrário. Ele está presente na rotina das companhias há mais tempo do que se imagina. Sua constante evolução vai de encontro com as novas demandas da sociedade e tendências tecnológicas.

Tudo começou lá nos anos 40, quando os primeiros computadores surgiram. Eles eram tão grandes e cheios de cabos, que pareciam mais uma nave espacial. Para piorar, essas máquinas gastavam muita energia e superaqueciam com frequência.

Mas, o tempo passou e muita coisa mudou. Para demonstrar isso, abrimos as portas dos nossos data centers em Porto Alegre, o POA1 e o POA2, para receber a equipe do Jornal do Almoço da RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul.

Quer conferir a reportagem e fazer um tour virtual por todo o ecossistema presente no estado gaúcho? Assista ao vídeo disponível em nosso LinkedIn!

Como são os Data Centers modernos?

Os Data Centers se modernizaram para dar conta da enorme quantidade de dados gerados a cada segundo e promover um excelente gerenciamento, inclusive de maneira remota.

O que também contribui para o melhor desempenho dessas estruturas é o uso de energia renovável. Nós, da Elea Digital, valorizamos tanto a conectividade quanto a sustentabilidade, por isso, toda a energia consumida em nossa operação é proveniente de fontes renováveis.

Para expressar esse compromisso, nos dedicamos à inovação de soluções de baixo carbono. Desse modo, investimos significativamente na melhoria da eficiência energética em nossos Data Centers ultramodernos.

O comprometimento é tanto, que nos tornamos a primeira empresa do segmento de infraestrutura digital da América Latina a emitir debêntures linkadas a metas sustentáveis. Complicou? Confere como isso aconteceu na prática: em setembro de 2022, atingimos um consumo hídrico altamente eficiente, de 0,51 litros por KW/h de energia consumida.

Até 2026 e 2028, esse indicador irá diminuir para 0,31 litros e 0,20 litros por KW/h, respectivamente. Em comparação com o consumo médio de água por KW/h no Brasil (7,6 litros), estamos fazendo história em prol de todos, junto ao Bradesco BBI, o BTG e o UBS/BB.

Seguindo nessa linha de evolução, para ser considerada uma infraestrutura de última geração, alguns requisitos devem ser seguidos, como:

  • Receber energia contínua e confiável: mesmo requerendo menos energia que os tradicionais, os Data Centers modernos ainda devem ser munidos de uma fonte ininterrupta e com fornecimento reserva, caso necessite ser restituído rapidamente.
  • Conter sistemas de resfriamento: o maquinário deve estar na temperatura ideal, exigindo um equipamento para resfriar o local. Nada de água, o único sistema para proteção em caso de incêndio, por exemplo, são os retardadores de fogo.
  • Ter proteção física e virtual: para prevenir quaisquer situações de perda, roubo ou violação de dados confidenciais da empresa e stakeholders, o Data Center precisa conter camadas extras de segurança tanto no ambiente físico quanto digital. Pensando nisso, temos certificação Tier lll nos nossos data centers.

Qual é a importância dos Data Centers para as empresas?

A primeira questão é o fato de que as organizações necessitam de equipamentos de computação para executar as suas aplicações, oferecer serviços e produtos, gerenciar operações e assim por diante. O Data Center abrange tudo isso – e mais.

Por outro lado, ele também é uma ferramenta fundamental para empresas que visam expandir ou estão em processo de crescimento. Isso porque, na mesma proporção, as atividades, escalas e quantidade de hardwares necessários aumentam.

Alocar os dispositivos em um ambiente preparado contribui na centralização dos dados, no melhor controle dos acessos à estrutura, no monitoramento e prevenção de falhas, na limpeza do local e em outras condições indispensáveis na rotina corrida.

A utilização do Data Center ainda pode acabar gerando economia à instituição. Pois, ao investir em uma infraestrutura dessa magnitude, há uma significativa redução de gastos com instalações, manutenções e até mesmo com possíveis desastres.

Como funciona a estrutura do Data Center?

As infraestruturas de Data Centers corporativos estão ligadas à computação, armazenamento, rede e suporte. A seguir, apresentamos como cada uma funciona. Vamos lá?

Na de computação, temos os servidores e existem dois tipos: o de rack, que é empilhável e tem prateleiras e ventiladores; e o blade, que é mais fino e processa dados com agilidade.

Já na infraestrutura de armazenamento, há os sistemas em blocos e de arquivos, que são bem úteis para guardar imagens e vídeos.

A de rede é a que conecta todos os componentes do Data Center entre si e com o mundo exterior. Aqui entram cabos, interruptores, roteadores e outras coisas que garantem a movimentação de dados e a conectividade.

E por último, temos a infraestrutura de suporte, que cuida de tudo que é necessário para que o lugar funcione direitinho. Utiliza: sistemas de energia, equipamentos de ventilação, dispositivos de combate a incêndios e controles de segurança.

Virtualização de Data Centers: o que é?

Dentre as modernidades dos Data Centers atuais, está a tecnologia de virtualização. Ela consiste na separação do software (processamento e memória) do hardware. Assim, os operadores têm a alternativa de criar uma infraestrutura virtual, utilizando servidores remotos.

Esse Data Center virtual corresponde à redução do uso de equipamentos, do consumo de energia e, é claro, do espaço físico. Possibilita, ainda, o acesso a nuvens pública ou privada quando for necessário angariar recursos de armazenamento, por exemplo.

Provedores terceirizados também podem oferecer essa solução virtualizada. Desse modo, assumem a responsabilidade pela gestão das operações, redes e demais componentes da empresa. Esses prestadores do serviço ainda conseguem compartilhar entre diversas companhias, alternando o espaço e o processamento das operações conforme necessário.

Vale ressaltar que o Data Center virtual pode funcionar paralelamente ao físico. A infraestrutura hiperconvergente (HCI) realiza isso, integrando equipamentos de computação com o software de virtualização para otimizar a execução do sistema.

Colocation e Serviços de Data Center

Ficou interessado no tema e deseja saber sobre data center e todas as soluções da Elea? Então, clique no link – Data Center no Brasil.

Confira também: Como funciona um data center

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba em primeira mão

novidades na nossa newsletter

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Guy Willner

MEMBRO DO CONSELHO

Com mais de 20 anos de experiência em liderança de empresas globais data centers de alta tecnologia, participou da fundação de empresas como a  IXEurope e a IXcellerate. A influência de Guy no mercado de data centers continua a crescer, sendo umas das vozes mais influentes no setor a nível mundial.