BLOG

Fique por dentro das nossas notícias

Data center para empresas: como funciona e qual fornecedor escolher

Compartilhar em:

funcionário trabalhando no data center da empresa

Os data centers para empresas se tornaram fundamentais para organizações de todos os tamanhos e segmentos, pois asseguram um armazenamento seguro de dados e a disponibilidade integral dos sistemas de TI.

Neste artigo, vamos explorar a importância do data center e como ele funciona. Você entenderá ainda por que é tão importante escolher um fornecedor de confiança para garantir a segurança e a eficiência das suas infraestruturas. Acompanhe!

O que é um data center e como ele funciona?

Resumidamente, um data center é o local físico que armazena e gerencia os equipamentos de computação, incluindo servidores, dispositivos de armazenamento de dados e equipamentos de rede, necessários para o funcionamento dos sistemas de TI.

Ele é responsável por garantir a disponibilidade e a segurança das informações de uma empresa, permitindo que ela execute aplicações web, ofereça serviços aos clientes, venda produtos e gerencie operações internas.

Empresas de diferentes setores necessitam de data center

O data center é um recurso importantíssimo para empresas dos mais diversos segmentos. Isso ocorre principalmente pela expansão dos negócios e o aumento das atividades envolvendo o universo digital, exigindo mais equipamentos e estruturas adequadas.

Ele também pode ser útil para centralizar os dispositivos e administrá-los com maior eficiência e economia, pontos amplamente positivos nos dias atuais.

Ao utilizar um data center para apoiar os processos, desde os simples até os mais complexos, o seu negócio garante o funcionamento das funções empresariais e a segurança de todos os sistemas e máquinas que constituem a operação. Essa solução oferece diversos benefícios.

Benefícios do data center para empresas

  • Fontes de energia alternativas para gerenciar interrupções no fornecimento de energia elétrica;
  • Cópia de dados em múltiplas máquinas para recuperação em casos de desastres;
  • Estrutura com controle de temperatura para aumentar a durabilidade dos equipamentos;
  • Facilidade na implementação de medidas de segurança para atender às normas de proteção de dados.

Saiba como garantir a segurança e a proteção dos dados

Outro fator que favorece as companhias é terceirizar esse serviço, a fim de assegurar maior proteção às informações. Aqui, entra em cena o Colocation, uma solução que apresenta diversas possibilidades referentes à segurança de dados.

Nestes casos, não há a necessidade de grandes investimentos em novas sedes ou reformas estruturais, por exemplo. A infraestrutura é replicada em um ambiente de alta disponibilidade, redirecionando processos para o ambiente alugado em casos de problemas.

Além disso, o Colocation proporciona vantagens significativas em relação aos procedimentos de backup, por meio de um ambiente apropriado para a recuperação de sistemas em situações inesperadas.

A importância da eficiência energética do data center

Hoje em dia, não há como dispensar demandas sustentáveis no meio corporativo. Neste âmbito, a alta demanda de energia dos data centers é um tópico crucial, pois pode gerar custos elevados e impactos ambientais significativos.

Estudos demonstram que cerca de metade da eletricidade consumida é destinada à climatização e 36% utilizada para alimentar as cargas críticas de TI. Por essa razão, é de extrema importância investir em soluções de eficiência energética nos data centers.

Esta questão refere-se à capacidade do local de utilizar energia elétrica de forma inteligente e sustentável, sem desperdícios ou excessos desnecessários. Isso envolve a implementação de tecnologias e estratégias que permitam o uso eficiente.

Aqui, na Elea Digital, por exemplo, temos um compromisso com a sustentabilidade e utilizamos apenas fontes renováveis em nossos data centers espalhados pelo país. Para isso, investimos em soluções inovadoras que priorizam a eficiência energética e a descarbonização.

Como escolher o fornecedor de data center ideal?

Está em busca de um fornecedor que promova o melhor em data center? Antes, é fundamental levar em consideração diversos pontos cruciais para garantir a opção ideal para a sua empresa. Dentre eles:

1 – Localização

O local pode afetar significativamente a qualidade do serviço, especialmente quando se trata de latência e disponibilidade de rede.

Nós, da Elea, contamos com data centers em diferentes estados (Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná), permitindo que você escolha a localização mais adequada às necessidades da sua empresa.

2 – Infraestrutura

Fundamental para garantir a disponibilidade das atividades, o provedor deve fornecer equipamentos modernos e atualizados, bem como sistemas de segurança física e digital avançados.

Possuímos ferramentas de última geração e sistemas de proteção de altíssimo nível, promovendo a coleta, o armazenamento, o peering e a transmissão de dados em todo o território brasileiro e latino-americano.

3 – Operação, suporte e certificação

Todo o apoio fornecido pelo provedor é crucial para manter a excelência do trabalho. É importante escolher uma empresa que tenha uma equipe especializada e experiente, bem como certificações e padrões de segurança reconhecidos pelo setor.

Contamos com um time sênior, com experiência comprovada no segmento de telecomunicações e comprometida com entregas de excelência de forma responsável, consciente e sustentável. Oferecemos suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana.

4 – Custos

Os valores de contratação do serviço podem variar significativamente de provedor para provedor. É importante avaliar cuidadosamente os custos envolvidos e compará-los, levando em consideração aspectos como os citados anteriormente.

Na Elea Digital, dispomos de preços competitivos em relação à concorrência, sem comprometer a qualidade e a segurança dos serviços, e sendo uma referência no mercado de data centers.

Conte com a Elea para garantir os melhores serviços de data center

Somos a escolha ideal para empresas que buscam soluções de data center de alta qualidade, pois garantimos infraestrutura de última geração, equipe especializada e maior abrangência para o seu negócio.

Além disso, temos a Vertiv, líder global em projeto, construção e manutenção de infraestrutura crítica para data centers, como nossa parceira estratégica. A marca fornece suporte técnico, aumentando a nossa presença geográfica no continente.

A colaboração também inclui o gerenciamento automatizado e em tempo real das infraestruturas. Há ainda um conjunto de aplicativos de software que garantem eficiência energética e controle de custos dos nossos seis data centers.

Confie na Elea Digital para levar a sua empresa a um novo nível de qualidade nos serviços e segurança digital.

Confira também: Tipos de data center

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba em primeira mão

novidades na nossa newsletter

Guy Willner

MEMBRO DO CONSELHO

Com mais de 20 anos de experiência em liderança de empresas globais data centers de alta tecnologia, participou da fundação de empresas como a  IXEurope e a IXcellerate. A influência de Guy no mercado de data centers continua a crescer, sendo umas das vozes mais influentes no setor a nível mundial.