BLOG

Fique por dentro das nossas notícias

O que é colocation data center e quais são as vantagens?

Compartilhar em:

Duas profissionais analisando as vantagens do colocation data center

Na era digital em que vivemos, a necessidade de armazenar, processar e acessar dados de maneira eficaz e segura é mais importante do que nunca. Para empresas que buscam otimizar sua infraestrutura de TI sem necessariamente investir em centros de dados próprios, o colocation data center surge como uma solução altamente vantajosa. Quer entender por quê? Continue conosco!

O que é colocation data center?

Colocation data center consiste na contratação de espaço físico dentro de um centro de dados já estabelecido, onde empresas podem instalar e operar seus próprios equipamentos de TI, como servidores, redes e dispositivos de armazenamento. 

O colocation não se trata apenas do aluguel do espaço físico para acomodar equipamentos, mas também do fornecimento de toda a infraestrutura necessária para manter a segurança, funcionalidade e eficiência do data center.

Portanto, nesses locais é possível contar com sistema de refrigeração, instalação elétrica, níveis de segurança adequados, suporte contínuo, alta disponibilidade e conectividade. Além disso, o data center é monitorado por especialistas 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo a eficiência e segurança dos equipamentos.

Benefícios do colocation data center

Conheça os benefícios do colocation data center e entenda por que tantas empresas estão optando por essa solução para atender às suas demandas de infraestrutura de TI!

Redução de custos e redundância

Investir em um data center próprio pode ser uma empreitada cara. Além dos custos iniciais de construção e equipamentos, há também custos recorrentes de manutenção, energia e atualizações. Optar pela solução de colocation permite às empresas economizar nesses gastos iniciais e recorrentes. Além disso, data centers especialistas em colocation já possuem sistemas de redundância estabelecidos, garantindo que suas operações continuem mesmo em caso de falhas de equipamento ou energia.

Confiabilidade dos dados e segurança

Um grande benefício do colocation é a robustez dos sistemas de segurança oferecidos. Esses centros investem pesadamente em tecnologias de segurança de última geração, desde firewalls e sistemas de detecção de invasão à segurança física, como câmeras, controle de acesso biométrico e equipes de segurança 24/7. Tudo isso para que os dados e equipamentos dos clientes estejam protegidos contra quaisquer ameaças. Além disso, normalmente, são infraestruturas certificadas no que tange à proteção de dados.

Conectividade de alta qualidade

Em um mundo cada vez mais conectado, a velocidade e confiabilidade da conexão são essenciais. Data centers de colocation geralmente estão ligados a vários provedores de internet e possuem redundâncias de conectividade, garantindo, assim, ligações de alta velocidade, baixa latência e alta disponibilidade. Essa conectividade superior é crucial para empresas que operam em ambientes on-line ou que dependem de acesso rápido e confiável aos dados. Em caso de data centers edge, essa conectividade e redução da latência funcionam ainda melhor, afinal, estão dispostos nas principais regiões metropolitanas. 

Flexibilidade e escalabilidade

À medida que uma empresa cresce, suas necessidades de TI também crescem. Um dos maiores desafios das empresas é prever essa demanda futura. O colocation oferece flexibilidade neste aspecto. Se você precisar de mais espaço, energia ou largura de banda, pode escalonar facilmente suas necessidades sem os desafios de reestruturar um data center próprio.

Eficiência energética

Data centers de colocation modernos são projetados com eficiência energética planejada. Eles utilizam soluções de resfriamento avançadas, gerenciamento de energia otimizado e fontes de energia renovável quando possível. Isso não só reduz o impacto ambiental, mas também se traduz em economia para as empresas que usam seus serviços.

Suporte especializado

Ao optar pelo colocation, as empresas têm acesso ao suporte técnico especializado oferecido pelos data centers. Esses profissionais têm vasta experiência em gerenciar, manter e resolver problemas relacionados à infraestrutura de TI, possibilitando que os equipamentos das empresas estejam sempre em funcionamento otimizado.

Foco na gestão de TI

Optar por um colocation data center permite às empresas se concentrarem no que realmente importa: a gestão de TI. Em vez de se preocupar com as complexidades e desafios de manter um data center, elas podem canalizar seus recursos e atenção para otimizar operações, inovar e entregar mais valor ao seu negócio.

Conheça a Elea Digital

Quando se fala em colocation data center de excelência, a Elea Digital merece destaque. A empresa é renomada por suas soluções de infraestrutura de TI, com ênfase especial no colocation. Além de espaços modernos e seguros, a Elea se destaca pela conectividade de alta qualidade e pelo suporte técnico excepcional.

Quer desfrutar das vantagens de um colocation data center de alta qualidade? Conheça os data centers da Elea Digital e faça a melhor escolha para o seu negócio!

Confira também: Tipos de data center | Data center brasileiro

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba em primeira mão

novidades na nossa newsletter

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Guy Willner

MEMBRO DO CONSELHO

Com mais de 20 anos de experiência em liderança de empresas globais data centers de alta tecnologia, participou da fundação de empresas como a  IXEurope e a IXcellerate. A influência de Guy no mercado de data centers continua a crescer, sendo umas das vozes mais influentes no setor a nível mundial.