BLOG

Fique por dentro das nossas notícias

Data Center Edge: Potencializando a Eficiência da Gestão de TI

Compartilhar em:

O mundo atual da tecnologia exige soluções inovadoras e ágeis para enfrentar os desafios em constante evolução. Nesse contexto, compreender a importância de um Data Center Edge se torna crucial para impulsionar eficiência e produtividade na gestão de TI. Com o crescente foco em edge computing, a implementação estratégica desse tipo de centro de dados tem se mostrado fundamental para otimizar as operações comerciais.

Mas quais são os principais benefícios de implementar um edge data center em comparação com um data center tradicional? Como implementar? E os desafios? Continue nesse artigo e saiba como um data center edge pode ajudar na sua gestão de TI!

O que é data center edge?

O conceito de data center pode ser definido como um local dedicado a hospedar e processar sistemas computacionais e dados. Esses centros de dados são cruciais para garantir que as infraestruturas de TI das empresas funcionem plenamente, pois está hospedando esses dados. Essa é a definição do que chamamos de “data centers tradicionais”, já o conceito de data center edge, vem do inglês e pode ser traduzido como “data center de borda”.

Agora, o conceito de “data center edge” é como ter pequenas centrais elétricas espalhadas por diferentes bairros da cidade. Essas pequenas centrais, ou “edge data centers”, estão mais próximas das pessoas e empresas que usam a internet. Isso torna o acesso às informações mais rápido e eficiente, como se a informação estivesse bem ao seu lado, em vez de ter que viajar por toda a cidade para chegar até você.

Além disso, um data center edge oferece uma base sólida para a implementação de tecnologias de IoT. Com a expansão contínua de dispositivos conectados e a crescente necessidade de processar dados em tempo real, um data center edge se torna essencial para sustentar operações de IoT de maneira eficiente e confiável.

Quais são os principais benefícios de se hospedar em um data center edge?

Os 5 principais benefícios são:

  • Baixa latência: Respostas instantâneas para suas operações, proporcionando eficiência máxima.
  • Alta conectividade: Somos carrier neutro. Isso garante liberdade aos nossos clientes para escolherem os seus parceiros de conectividade e ampliar suas possibilidades.
  • Redução dos custos: Economize recursos enquanto mantém alto desempenho.
  • Escalabilidade e flexibilidade nas soluções de TI: Adapte-se facilmente às mudanças e às demandas de sua empresa.
  • Conforto e comodidade: Gerencie seu negócio sem sair de sua cidade, com todo o apoio de nosso ecossistema edge.

Quais são os desafios específicos associados à segurança e conformidade dos dados em um ambiente de edge data center?

Em um ambiente de edge data center, há vários desafios específicos associados à segurança e conformidade dos dados, especialmente devido à distribuição geográfica dos dispositivos e à necessidade de processar os dados o mais próximo possível de onde são gerados.

Contar com um parceiro único para sua gestão, que conte com infraestrutura certificada é um diferencial para ajudar na mitigação desse tipo de questão.

Alguns dos principais desafios e formas resolução são:

  • Conectividade:

Em um ambiente de edge data center, a conectividade da rede pode ser menos confiável e mais suscetível a ataques cibernéticos. Para mitigar isso, é crucial implementar práticas de segurança de rede robustas e estar em uma infraestrutura certificada por padrões globais de segurança.

  • Ambientes físicos não seguros:

Para mitigar esse desafio, é importante estar em uma infraestrutura robusta com diferentes níveis de segurança, controle de acesso, monitoramento 24/7 e, claro, equipe expert.

  • Segurança dos dados:

Devido à natureza distribuída do edge computing, os dados podem estar em trânsito ou em repouso em vários locais. Para garantir a segurança dos dados, é essencial implementar protocolos de segurança robustos para proteger os dados, contudo, contar com empresas que já sejam certificadas em segurança da informação, pela ISO 27001, PCI-DSS e PCI-DSS 4.0, é um ótimo indicador.

Hospede-se em um data center edge e adapte-se rapidamente à demandas do mercado

Aproveite o potencial de um data center edge e prepare sua empresa para enfrentar os desafios dinâmicos do ambiente de negócios em rápida mutação junto com a Elea Digital.

A Elea Digital é uma empresa de data center projetada para construir um futuro mais sustentável. O nosso ecossistema de edge data centers conta com infraestruturas certificadas globalmente, que impulsionam o dia a dia das pessoas e da sociedade, fomentando tecnologia e conectividade. Esteja em uma empresa de data centers reconhecida e com padrões globais.

Conheça a Elea Digital!

Conteúdos relacionados

Clientes

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Receba em primeira mão

novidades na nossa newsletter

Guy Willner

MEMBRO DO CONSELHO

Com mais de 20 anos de experiência em liderança de empresas globais data centers de alta tecnologia, participou da fundação de empresas como a  IXEurope e a IXcellerate. A influência de Guy no mercado de data centers continua a crescer, sendo umas das vozes mais influentes no setor a nível mundial.